top of page

Presencial, virtual…o que é mais legal?

  • Foto do escritor: oistudiosim
    oistudiosim
  • 16 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Liberdade de trabalhar de qualquer lugar e com mais flexibilidade de tempo e produtividade versus mais controle, colaboração intensa e mais tempo perdido no trânsito. É isso? Acho que não, mas esses são os assuntos mais mencionados no contexto.


Obviamente, a pandemia trouxe esse tema com toda força e também durante esse período entrou no mercado de trabalho uma nova geração que começou diretamente "virtualmente". Muitos até terminaram a faculdade com aulas em casa. Quando a pandemia começou, as discussões sobre como lidar com o tema com certeza foram estranhas para eles, porque funciona bem assim para eles, nem conheceram outra experiência.


Certamente há aspectos pessoais, como a distância de casa para o local de trabalho, que determinam as preferências de cada um.


Há uma ampla discussão sobre a produtividade (melhor ou pior no home office), com resultados diferentes (veja nos comentários). Há estudos que mostram mais produtividade em casa (mais foco, menos distração), assim como há estudos que mostram que através dos contatos informais no trabalho presencial e da facilidade de conversar há uma produtividade e facilidade de resolver certos problemas. Certamente há funções onde o home office se aplica melhor do que em outras. O clássico é a área de TI.


Há também alguns pontos que eu pessoalmente acho SUPER relevantes: a saúde emocional e mental que muitas vezes se alimenta dos contatos sociais pessoais. Fazer uma reunião atrás da outra, sem conexão "real", acho difícil, cansa e desconecta. Conheço pessoas que não aguentam fazer isso o tempo inteiro em casa e preferem até ir para um co-working (caso o local de trabalho seja muito distante). Um fator da motivação intrínseca é o pertencimento, o "fazer parte", o criar juntos e comemorar juntos. Tenho dificuldade de imaginar como isso funciona para pessoas que nunca pisam na empresa e encontram os colegas. A inteligência coletiva se manifesta através da co-criação. Já fiz sessões no Teams com post-its virtuais e... não é a mesma coisa. Não flui da mesma forma, você não sente o que está "no ar" porque você não vê e muito menos sente a pessoa.


Controle? Não tem e não deve ter. Existe uma pesquisa interessante que uma quantidade grande de pessoas na Alemanha confessa que só trabalha de 30 a 60% do tempo realmente, o restante do tempo jogam vídeo game, fazem cursos online, lavam roupa ou dormem (veja nos comentários). Obviamente falta contato ou interesse da gestão. Lembra-se: Um líder cuida das pessoas! (Não... Um líder controla as pessoas). Ironicamente lembro-me de um caso de um funcionário que desapareceu durante o dia de trabalho presencial e demorou meses até que isso fosse detectado (e nem pelo gestor...).


Então eu defendo a posição de que pessoas que têm uma função de co-criação e colaboração intensa com várias funções deveriam trabalhar 3 dias no mesmo lugar (nos mesmos três dias).


Agora: Qual é a sua opinião? (Me preparando para o Shitstorm....)


Um grande abraço


Leon Kaiser


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page