top of page

Você líder… só sabe 4% da verdade

  • Foto do escritor: oistudiosim
    oistudiosim
  • 11 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Você tem o sonho de chegar a um alto nível de liderança? Prepare-se para se sentir bem isolado, com uma grande solidão. Pelo menos quando você faz questão do seu status e poder. Quanto mais você vive isso, mais as pessoas vão manter a distância e menos você vai saber da realidade da sua empresa. Eu sei do que estou falando…


Existem estudos que mostram que dos 100% dos problemas relevantes que acontecem e que os analistas conhecem, o próximo nível de chefes conhece 74%, o nível dos gerentes 9%(!!!) e o nível dos diretores e C-Level, somente 4%.


Por quê? Porque muitas vezes as pessoas têm medo de falar dos problemas, têm a tendência de escondê-los ou esperam que consigam resolvê-los antes que “explodam” para cima…


Isso coloca a empresa em risco! Os grandes escândalos dos últimos anos (Boeing, Volkswagen…) mostram que os colaboradores da base sabiam da situação, mas a alta liderança não sabia (ou não queria saber…). Mas: Quanto mais cedo você sabe de um problema, mais rápido consegue chegar a uma solução e implementá-la, e menos graves são os impactos.


O medo de falar dos problemas vem da falta de segurança psicológica, um conceito que foi desenvolvido pela Professora de Harvard, Amy Edmondson, desde os anos 90. Segurança psicológica quer dizer que o ambiente de trabalho é seguro para riscos interpessoais. Obviamente, a cultura da empresa e o comportamento dos líderes determinam isso. Especialmente o comportamento no momento de tratamento de problemas e erros.


O seu foco está na solução ou na caça pelo causador do problema? Você muda o tom de voz? Fica irritado? Mostra desespero? Faz comentários para menosprezar um colaborador ou duvidar da competência dele? Fala mal da pessoa que traz o problema ou expõe ela de uma forma negativa? Você já agradeceu uma vez pela confiança, transparência e abertura a quem falou dos problemas?


Todo mundo sabe de um problema, menos você? Talvez falte confiança das pessoas ou você não criou esse ambiente de segurança psicológica. Confesso que não é fácil e nem quero dizer que eu sou um super talento nisso. Porque uma reação “errada” sua estraga tudo. As pessoas recuam, perdem a confiança e preferem não falar nada. Tem situações também em que colaboradores, por motivos de lealdade, não querem falar mal do comportamento de um colega ou até superior e assim causam impactos negativos que você, como líder, nem imagina. Eu tive casos assim. É uma situação horrível, especialmente quando você trabalha com as melhores intenções e nem tem uma chance de agir porque nem sabe da situação real.


E qual é a sua experiência?


Um grande abraço,


Leon Kaiser


Nós, da @Flowin3, ajudamos líderes e acompanhar-los em sua jornada de transformação a ser lideres melhores.





 
 
 

Comentários


bottom of page