top of page

As Dores de um Líder - Por Leon Kaiser

  • Foto do escritor: Flowin3
    Flowin3
  • 6 de out. de 2022
  • 3 min de leitura

Fala-se muito das dores das pessoas que sofrem COM um líder e sabemos como um líder sem preparação e sem consciência pode estragar uma organização e prejudicar o negócio. Mas , “dor do líder”? Não é reclamar de barriga cheia? Status, dinheiro e poder não são suficientes?


Vamos lá…

ree

Durante mais de 25 anos, fui responsável por gerenciar pessoas em uma empresa multinacional na Alemanha e no Brasil. Ocupei a posição de chefe até o nível mais alto da organização, como Vice Presidente Sênior

Durante esses anos, a sensação constante que me acompanhou foi a dúvida: “- Sou um bom líder?”.


Num mundo de mídias sociais todo mundo cria um


a imagem, tenta criar uma fechada bonita, sua própria marca, quer ser perfeito…

Porém, atrás da fachada de um líder existem incertezas, inseguranças e questionamentos como: - Sou esse líder que todo mundo gosta de ter? Sou um líder visionário? Tenho as soluções e a estratégia que a empresa espera de mim? Sou um cara gente boa com quem as pessoas se conectam? Agrego valor aqui como líder? Estou distante demais ou faço muito micromanagement (que todo mundo odeia..)? Não agrado demais as pessoas? Não sou duro demais? Escolho pessoas iguais a mim ou procuro diversidade de verdade? E a minha carreira? Como consigo crescer? O meu colega sai melhor no papel que eu?


Todos os líderes têm estas dúvidas! Todos! A maioria não fala e muitos nem admitem, mas no fundo, todo mundo tem! E quem acha que não têm estas incertezas pertence, provavelmente, ao grupo de pessoas que se acha e os colegas não gostam, mas ninguém fala.


Minha maior dor foi a sensação de solidão! As pessoas que trabalharam comigo (sendo o Nr.1 da organização) tiveram receio de falar comigo. Eu queria fazer parte da “turma”, mas fiquei trancado num escritório no canto, com uma secretária que controlava o acesso a mim porque este “status“ foi comum nesse periodo. Parecia que as pessoas tinham que pedir uma audiência para falar comigo. Que absurdo!!.


O negócio, naquela época, estava ruim. Me sentia responsável e me cobrava muito. Sofria muito! Não tive ninguém para falar. Cheguei a me questionar se : “Deveria falar com meu chefe?… NUNCA.. O que ele pensaria de mim? Deveria falar com meus colegas de trabalho? E, se assim fizesse, será que um deles não roubariam meu espaço?? E as pessoas que trabalhavam comigo? Imagina: vou mostrar minha fraqueza para eles? Eles poderiam pensar: “Ele ganha tanto dinheiro, por isso tem que resolver o problema, sozinho!”


Eu não tive ninguém para falar….


As coisas começaram a mudar quando eu assumi, abertamente , na frente de todos os líderes da nossa organização, que eu não tinha as soluções. Que eu também não sabia! Disse a eles que iriamos descobrir o caminho JUNTOS, abrindo espaço com mais autonomia para todo mundo, usando a INTELIGÊNCIA COLETIVA da organização (que é sempre melhor que a inteligência individual. Sempre!!!. Independente do nível da organização). E, isso ,foi o início de uma transformação pessoal (minha) e da organização (colaboração, gestão, cultura) com resultados de alta performance , de maneira sustentável.


Gostaria muito de saber se vocês conhecem essas dores e incertezas?


  • Eu tenho a responsabilidade de liderança de pessoas e conheço bem essas dores


  • Eu tenho a responsabilidade de liderança de pessoas e não sinto dores ou incertezas


  • Eu não tenho a responsabilidade de liderança, mas consigo imaginar que essas dores e incertezas existem em todos


  • Eu não tenho a responsabilidade de um líder , mas acho que esse tema nem existe ou não é um assunto importante


Vamos conversar? Faz bem :-)



Um abraço


Leon Kaiser


Nós da @Flowin3 ajudamos líderes a engajarem a equipe e comemorarem os excelentes resultados juntos.

 
 
 

Comentários


bottom of page