top of page

Como manter a motivação do time em tempos difíceis

  • Foto do escritor: oistudiosim
    oistudiosim
  • 26 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Esse tema apareceu nessa semana nas mentorias que fiz com vários líderes.

No fundo essa pergunta tem temas como:

-“Eu, como líder, me sinto responsável pela motivação das pessoas que trabalham

comigo“

-Quando cair a motivação cairá a performance e cairá os resultados…

-Não queremos perder as boas pessoas que temos…

-Pode ser que temos que ajustar o número das pessoas…

-etc.

Difícil responder numa forma geral…,algumas ideias:

-Transparência e consistência: Todo mundo tem que saber da situação da empresa ou área numa forma realista. Sem manipulação. Já vi situações que empresas pintaram tudo preto na ideia de mobilizar mais esforços para melhorar o negócio. As pessoas percebem que essa manipulação é fake. E fake desconecta as pessoas e desmotiva.

A comunicação e ações têm que ser consistentes. Não dá para demitir pessoas explicando isso com a situação difícil da empresa e não esgotar TODOS os outros recursos, redução de gastos etc. Ja vi empresas mandando pessoas embora e poucos meses depois fazer eventos internos mirabolantes durante 4 dias em resorts de luxo all inclusive…

-“Estamos juntos”: Numa situação difícil todo mundo vai sofrer, todo mundo, inclusive os líderes. Exemplo: quando não tem dinheiro a gente reduz viagens internacionais e não viaja de classe executiva. Quem faz perde toda credibilidade. Estar juntos de verdade (na forma genuína) conecta com as pessoas.

-“Me ajudem”: seja transparente com a situação e envolva as pessoas. Fale a verdade, explique as dificuldades, fale que você como líder não quer perder as pessoas (por desmotivação deles), que você precisa deles e que você pede a ajuda deles para tentar melhorar a situação juntos. Cuide das pessoas, cuidar gera vínculo e conexão. Mostre vulnerabilidade, mostre que não tem solução para tudo. Vulnerabilidade conecta e envolve as pessoas.

-Esteja perto das pessoas: Nada desmotiva mais que o desinteresse do seu líder direto. Se você não mostra interesse, parece para a pessoa que os projetos dela ou pior ainda, ela, não são importantes. Isso é péssimo. Todo mundo quer “amor”: quer ser visto, quer ser importante, quer fazer a diferença, quer reconhecimento, quer ser ouvido…

-Resolve e comunica : Se for inevitável demitir pessoas (eu tive que fazer e foram os piores momentos da minha carreira, sabendo do impacto na vida das pessoas e famílias…) faça isso rápido e tudo de uma só vez. Depois, comunique os motivos e passe a segurança que com essas demissões você fez o que deve ser feito. E acabou! Não vai ter mais (e você, como líder, fará tudo que está na sua mão para evitar mais demissões).

Não é fácil lidar com situações assim, mas ser líder raras vezes é fácil. Situações difíceis podem gerar forças e conectar pessoas para sairem juntos mais fortes destas situações.

O que você faz para manter a motivação do time em alta em situações difíceis?

Um grande abraço 

Leon Kaiser



ree

 
 
 

Comentários


bottom of page