top of page

Eu, servir?

  • Foto do escritor: Felipe Luiz Oliveira
    Felipe Luiz Oliveira
  • 16 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

“Quem sou eu para servir alguém???

Eu mando aqui!”

Conhece isso? De repente você como líder pensa assim também?

A gente usa serviços. Quem serve…atende alguém e se coloca à disposição de alguém. Na percepção de quem está servido “o servidor” está em baixo dele, quem é servido está em cima. As hierarquias das empresas não deixam dúvidas quem está em cima de quem. E milhões de pessoas querem subir na hierarquia para ter “subordinados” para finalmente mandar e não mais servir.

Será que isso seja errado e na verdade seja a causa raiz de tantos problemas com a performance, motivação e engajamento da organização?

O EGO da gente procura superioridade, quer ser admirado, quer se colocar acima dos outros. Sempre foi assim, mas na época das mídias sociais, de “si como marca própria” ainda mais. “Minha família linda, meu carro importado, minhas férias espetaculares no exterior, meu life-style sofisticado, meu sucesso profissional…” Tanta fachada bonita tal pouco recheio, tantos CEOs de Microempresas com 2 funcionário que mal conseguem pagar as contas. É o EGO da gente.

E agora servir? Quem sou eu para servir? Nas discussões com líderes de várias empresas sinto a dificuldade dos líderes assumir que eles devem servir colegas ou “subordinados” (esse palavra já mostra como eles entendem uma colaboração).

Fica um pouco mais aceitável (para eles) se falar de servir a organização. Parece que a “organização” seja maior e mais anônimo e assim mais aceitável a servir.

Mas na verdade a organização é um composto das pessoas. E servindo a organização significa servir as pessoas.

As empresas existem para vender os seus produtos e serviços e ganhar dinheiro com isso. Não é necessariamente o propósito, mas é a meta de qualquer empresa.

E ela contrata pessoas para fazer isso acontecer. É um sistema integrada. Todas as funções da uma empresa são importantes para atingir essa meta (se não for assim quer questionar a existência da função). Se uma parte falha, afeta o negócio como tudo. Por isso todo mundo tem que contribuir, colaborar e servir o outro para ele possa fazer a sua parte para atingir a meta em comum.

Os líderes cuidam das pessoas, dão um apoio, colocam desafios, dão um norte, energizam os colaboradores com postura autenticidade e confiança assumindo responsabilidades junto com o time. E eles (os líderes) colaboram com seus pares e servem eles para conseguirem fazer a sua parte para atingir a meta em comum.

E servem os próprios colaboradores para eles conseguirem a sua parte para atingir a meta em comum.

Simples assim. Você está preparado para servir?


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page