Gosta de políticos? Não? Por quê não?
- Felipe Luiz Oliveira

- 3 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Há políticos nas empresas? Não gosta? Por quê será?
Políticos na empresa fazem politicagem.
Politicagem é uma palavra que geralmente é usada para descrever práticas políticas negativas, como manobras, manipulação ou comportamento oportunista por parte de atores políticos (Chat GPT).
Manobras, manipulação e comportamento oportunista. Conhece isso na sua empresa? Tese: quanto maior e mais tradicional a empresa, mais politicagem ela encontra. Concorda?
Como isso afeta a cultura e a performance da empresa?
Quais são os "ingredientes de sucesso" de uma empresa com colaboradores engajados que geram alta performance e excelentes resultados de forma sustentável?
Meta e propósito em comum. Confiança. Colaboração. Engajamento das pessoas.
Politicagem é o oposto de todos esses pontos:
Comportamento oportunista segue uma agenda própria para realizar os próprios objetivos independentemente de atingir as metas da empresa.
Manipulação destrói a confiança. E pior: quando a organização sofre com politicagem, ela finge confiança, mas todo mundo filtra o que fala, é falso, se protege e não se conecta. A colaboração não flui, mas segue a agenda dos "políticos". Os colaboradores não se engajam porque tudo é falso e eles sentem a politicagem, fazendo, no máximo, o necessário para sair bem na foto. Na pior das hipóteses, eles também se tornam políticos.
É tóxico!
Como a politicagem se apresenta nas empresas?
De várias formas...
"Vender" ideias/conceitos/iniciativas de cima para baixo sem envolvimento da organização na criação e insistir na implementação sem considerar ou aceitar dificuldades, receios, obstáculos ou outras opiniões. Um clássico... Consequência: a organização faz algo forçado sem acreditar, sem dedicação e sem sucesso. As pessoas têm medo de contrariar a opinião dos líderes, têm medo de falar abertamente, medo de apresentar ideias fora da caixa ou soluções alternativas (porque não são desejadas).
Defender o seu "silo": vendas contra marketing, logística contra fábrica etc.: jogo de poder e briga pela razão que começa com os líderes e se estende para a organização. Consequência: ataque e defesa ao invés de colaboração e co-criação.
Tomar uma decisão de cima para baixo para seguir um padrão sem exceção. Manter a uniformidade do padrão é mais importante que o resultado. É vendido como "estratégia". Consequência: as pessoas envolvidas que trabalharam de maneira diferente do padrão se frustram porque sabem do impacto negativo no negócio. Eles se sentem enganados e sentem que seu trabalho não é valorizado. E perdem a motivação.
Politicagem gera uma cultura tóxica e pesada, limitando a colaboração e o engajamento das pessoas. Se investe muita energia em fofocas, desabafos e conversas fora do contexto.
Já pensou se você, com alguns comentários, faz parte da politicagem? Já pensou no estrago que isso pode causar?
Politicagem? Estou fora! (E seus colaboradores também...)
Um grande abraço,
Leon Kaiser





Comentários