top of page

MEUS 10 ERROS “PREDILETOS” COMO LÍDER - Ninguém cresce na zona de conforto. - Por Leon Kaiser

  • Foto do escritor: Flowin3
    Flowin3
  • 24 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Estamos na academia, não no spa!



ree


Se alguém me perguntar o que mais me deu satisfação na minha trajetória profissional sem dúvida responderia: Ver as pessoas que trabalharam comigo crescerem e, nos melhores momentos, a sensação que consegui ajudá-los a crescer. Mas, demorei um tempão para ver como ajudar conscientemente (ao contrário de aleatoriamente…) as pessoas. É tão óbvio que, às vezes, nos esquecemos disso:


Crescemos com desafios! Não crescemos na zona de conforto! Crescemos quando fazemos coisas que nunca fizemos antes, quando temos desafios que nos dão um frio na barriga porque não sabemos como fazer. Também, crescemos na superação das dificuldades, dos obstáculos e perdas. Quando sempre fazemos o que já sabemos fazer conseguimos fazer mais rápido, eventualmente melhor , mas não crescemos e com o passar do tempo pode começar a ficar “boring”.


Então, como líder, você sempre deve mostrar confiança nas pessoas que trabalham com você e desafiá-las! Desafiá-las na dosagem certa. Sempre perto e com seu apoio. Sem causar um estresse absurdo, mas tirá-las da zona de conforto. Na verdade, com qualquer coisa do negócio (e não da sua responsabilidade para pessoas) voce deve se perguntar “quem”, ao invés de “você” deve fazer isso: conceitos, estratégias, negociações, apresentações etc”.


Vários efeitos positivos vão acontecer:

  • se pedir a um grupo de pessoas para cuidar de um tema, a inteligência coletiva (que sempre é maior que a individual, inclusive a minha e a sua) vai se manifestar

  • as pessoas crescerão

  • aos poucos a organização ficará mais robusta e terá uma performance melhor

  • as pessoas estarão muito mais motivadas


Obviamente, você precisa estar perto das pessoas para definir e combinar os desafios, na medida certa. Mas, normalmente, todo mundo é capaz de fazer muito mais tarefas difíceis (não quantidade) do que pensa. Pode e deve desafiar (e acompanhar): estamos na academia não no Spa…(Wolfgang Jenewein)


Eu demorei para perceber isso como uma das tarefas principais como líder, faça você diferente. Concorda comigo?


Um grande abraço Leon Kaiser


Nós, da Flowin3 , ajudamos líderes a engajarem a equipe e comemorarem excelentes resultados juntos! #lideres#liderancas#flowin3#performance#transformacao

 
 
 

Comentários


bottom of page