Minha participação no CEO Forum da AMCHAM seção SP - Liderança Consciente
- Flowin3

- 30 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Me sinto muito honrado por ter sido convidado para abrir esse tema nesse evento. Falei das minhas experiencias, falhas e aprendizados e fiz algumas reflexões sobre o verdadeiro papel de um lider e as dificuldades que a gente enfrenta.
Mais o menos assim:

Liderança consciente tem em primeiro lugar a ver com a conexão com si mesmo. A base é a auto-observação e o sentir. Como eu me sinto? Quando eu estou no Flow? O que me deixa ansioso? Como eu me manifesto no mundo? Como eu me comunico? Calmo, agressivo, verdadeiro, manipulativo….?
Sem conexão conosco mesmos não conseguimos nos conectar com o outro ou conectar com o planeta.
Sem conexão com o outro não vamos promover um ambiente de colaboração forte, profunda e de confiança.

Um líder tem que gostar de pessoas. Sem gostar de pessoas não vai se conectar de verdade, fica na superfície, não tem alma, não tem coração.
Um líder cuida de pessoas e as pessoas cuidam do negocio.
Cuidar de pessoas é o papel principal de um líder. Um líder serve a organização, ele ajuda as pessoas a crescerem. Com desafios e autonomia e empatia.
Todo mundo quer amor! Quer ser importante! Quer fazer a diferença. Quer ser visto, quer ser ouvido, quer ser reconhecido. O líder tem que dar esse “amor”.
Como engajar as pessoas?
Se você envolve um time de pessoas na criação da uma solução e deixa espaço para a solução deles e você passa a sua confiança para eles você pode ter certeza que eles vão fazer o máximo para a solução deles dar certo.
A inteligência coletiva sempre é maior que a inteligência individual. E os lideres sempre querem acreditar que eles são lideres porque são melhores que todo mundo. O Ego da gente quer superioridade quer ser colocar acima do outro. Mas assim não se conecta.
O poder da vulnerabilidade: Vulnerabilidade conecta. E poderoso falar: Eu também não sei…, mas juntos vamos descobrir!
O propósito em comum. O que faz todo mundo levantar de manha e contribuir numa empresa? Não é o dinheiro. Os colaboradores querem contribuir para uma coisa maior. Se forem criar o propósito da sua empresa façam junto com seus colaboradores, não com uma agencia. Um propósito em comum verdadeiro conecta.

Dói enfrentar seu próprio jeito, tem que se monitorar constantemente é um desafio para sempre.
Crie regras e rotinas para si mesmo também para se auto-observar:
Seja o ultimo numa reunião que fala sobre uma solução ou definição dos próximos passos.
Tente ouvir mais que falar. Difícil porque o EGO da gente quer mostrar que sabe, que é superior.
Elogie! Agradeça!
Reserve um tempo para dar feedbacks.
Tente dedicar pelo menos 30% do seu tempo com os seus colaboradores.
No fake! Seja autentico e seja honesto com você e com quem esta trabalhando com você.
Um grande abraço
Leon Kaiser
Nos da Flowin3 apoiamos lideres e organizações no processo da transformação verdadeira com propósito, engajamento e resultados excelentes!




Comentários