O EGO: o maior inimigo do líder (e de qualquer de nós…)
- Flowin3

- 19 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Todos os problemas e conflitos (que o ser humano causa) , seja na vida particular ou de Business , vem do EGO.
Por quê? Nosso Ego adora ter razão (e quer que o outro aceite isso) e está disposto a brigar por isso e quer ser melhor que os outros, colocando-se acima das pessoas.

Todas as brigas, discussões, julgamentos, discriminações, polarizações e até guerras, afinal de contas , tem a ver com a manifestação do nosso EGO na vida particular ou no mundo profissional ou na política.
No mundo corporativo percebe-se a manifestação do EGO de um líder quando o status e os previlégios são muito importantes para ele, quando ele fala do "MEU pessoal, MEU funcionário", quando corta as pessoas, não dá espaço para outras idéias, não sabe ouvir, acha que suas crenças são a única verdade, etc.
Conhece pessoas ou líderes assim?
Os líderes ,muitas vezes, têm problemas em aceitar que a inteligência coletiva sempre é maior que a inteligência individual, empurram a sua opinião ou sua "solução" como verdade absoluta.
Se não dá certo procuram justificativas, têm problemas em assumir que erraram, etc.
Saber servir a organização? Haeehhh??? Servir? Quem sou eu???
Refletindo um pouco sobre a minha trajetória dentro de uma organização multinacional, consigo ver quantas coisas erradas eu fiz durante os 25 anos que estive na posição de líder; quantas crenças distorcidas e tóxicas tive na cabeça; quantas vezes o meu EGO me dominava e me fazia tomar atitudes que hoje sinto até vergonha.
Uma saída possível é a auto-observação honesta (consigo).
Nós conseguimos sentir nosso próprio EGO se manifestando nos momentos em que temos prazer em mostrar que temos razão; quando sentimos satisfação em nos acharmos superior ao outro.
Conhece isso? Já sentiu seu EGO se manifestando? Acredita que o EGO é seu inimigo?
Vamos falar?
Um grande abraço
Leon Kaiser
Nós, da Flowin3 , ajudamos líderes a engajarem a equipe e comemorarem excelentes resultados juntos!




Comentários