top of page

OS MEUS 10 ERROS “PREDILETOS” COMO LÍDER - Eu, o DES-motivador (sem querer) - Por Leon Kaiser

  • Foto do escritor: Flowin3
    Flowin3
  • 27 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Não tem como motivar alguém numa forma sustentável, mas desmotivar é muito fácil! Verdade?


Um #líder pode tentar mexer com fatores extrínsecos da motivação, como status (títulos, carro, escritório separado, vaga exclusiva no estacionamento da empresa…) e benefícios (salário, plano de saúde etc.), mas com os fatores intrínsecos já está bem mais complicado. Contribuição (ao resultado da empresa, eventual ao sociedade, clientes etc), “fazer parte” (comunidade, sensação de pertencimento, companheirismo…) e paixão (empolgação, Flow,…) (veja @WolfgangJenewein) os fatores intrínsecos que motivam as pessoas são mais profundos, pesam muitas vezes mais para gerar performance e são mais sustentáveis. Esses fatores formam o propósito da pessoa.


ree

E aí a influência do líder está mais indireta.


Então, como motivar pessoas? Será que mais salário que todo mundo quer, uma promoção, resolve? Existem estudos que mostram que o impacto positivo dos fatores extrínsecos dura muito pouco tempo, questão de semanas. Se eu não gosto do que faço na empresa, não vou gostar mais ou trabalhar melhor se ganho 30% a mais. Mas com certeza é um fator de desmotivação, especialmente na comparação com outros (seja colega ou empresa). Se eu sinto que outros ganham mais e eu acho que trabalho “melhor” ou pelo menos igual (e normalmente a gente acha isso, né?) mas ganho menos, a desmotivação esta lá.


E os fatores intrínsecos?


Demorei um tempão para entender a minha influência como líder na DESmotivação das pessoas. Se você como líder não cuida das pessoas, se não desenvolve as pessoas, se não se preocupa com eles, desmotiva. E bastante óbvio.


Se você não se interessa pelo trabalho deles, não pergunta nunca (não no sentindo de controle) do estado de um projeto, não acompanha o trabalho das pessoas, não comemora junto as conquistas, leva a desmotivação. Porque parece indiferente o trabalho que a pessoa faz, mas tudo mundo quer ser importante e quer fazer a diferença!


Se você não dá a impressão para a pessoa que ela é importante para você, se você desmarcar reunião que ela marcou com você, ainda em cima da hora, se você fica durante a reunião mais no seu celular do que na conversa, se só fala e não sabe ouvir, você está no caminho de #desmotivar as pessoas que trabalham com você. Parece detalhes mas é a base da conexão profissional com os colaboradores. Precisei bastante feedback sobre esses temas até conseguir me monitorar melhor e evitar esses comportamentos (e sempre escapa ainda algo).


É empatia que é necessário. Mas nós falamos aqui sobre atitudes genuínas, pois as pessoas percebem fake!


Fake seria se finge interesse ou faz algo na forma manipulativa.


E é sobre presença e ficar no presente, no momento com as pessoas. Foco 100%!


Não esqueça: o motivo principal para se desligar de uma empresa, tem a ver com o chefe!


Qual é a sua experiência? Um forte abraço Leon Kaiser

 
 
 

Comentários


bottom of page