top of page

OS MEUS 10 ERROS “PREDILETOS” COMO LÍDER - Eu, o dono da razão! Por Leon Kaiser

  • Foto do escritor: Flowin3
    Flowin3
  • 17 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Refletindo um pouco sobre a minha trajetória dentro de uma organização multinacional consigo ver quantas coisas erradas eu fiz durante os 25 anos que estive na posição de líder; quantas crenças distorcidas e tóxicas tive na cabeça; quantas vezes o meu EGO me dominava e me fazia tomar atitudes que hoje sinto até vergonha.



ree


Na semana passada falei aqui um pouco sobre o EGO da gente e mais especificamente como a ilusão de superioridade do lider (colocar o link…) impedi a verdadeira conexão com as pessoas que trabalham com ele e como consequência o negócio sofre porque não aproveita do potencial total da inteligencia coletiva da organização.


Um tema bem relacionado a ilusão do EGO da “superioridade” é a vontade de ter razão. Eu tenho razão e você está errado! É tudo o que meu EGO precisa! Obviamente, quase ninguém fala assim numa forma tão ignorante com o seu colega… (será?) , mas não falta muito.

Que gostoso é para o meu EGO “preparar”. um ataque com argumentos para provar que eu tenho razão, já antecipando os prós e cons do “inimigo” com a intenção de o debilitar e ganhar a batalha. Vou mandar as minhas “tropas” para analisar, pesquisar, preparar as armas, com os Back-Up slides. Que triunfo ! Só de pensar nisso… Que desperdício de energia, tempo e recursos, sem agregação de valor!

Horas e horas de reuniões para discutir pontos de vistas diferentes na base da razão ao invés de co-criar uma solução juntos (usando a INTELIGÊNCIA COLETIVA que, lembre-se, SEMPRE é maior que a INTELIGÊNCIA INDIVIDUAL). Muita politicagem, que muitas vezes só tem o objetivo de consolidar e fortalecer o poder. Se um tem razão e briga por isso o outro não tem razão. Um ganha, o outro perde. Se um perde, perdem os dois (no mínimo os dois perdem energia numa discussão absurda mas perdem conexão também) pois os dois trabalham na mesma organização que tem UM propósito.

Também é forte essa vontade de ter razão entre um líder e os colaboradores, especialmente, quando o lider é inseguro e quer “provar” sua superioridade . O mais “legal” é a busca pelos “errors” nos slides de uma apresentação de “baixo para cima”. Razão e superioridade ao invés de solução e valor agregado.

Exige bastante auto-observação para “calar a boca “ onde não agrega valor, ao invés de tentar mostrar que sabe tudo e tem razão. O verdadeiro diabo é o EGO da gente! Quantas vezes eu fiz isso?MUUUUUIIIIITAS vezes! Até que comecei a perceber e sentir que isso desmotiva as pessoas e separa a gente.

Da minha experiência como líder: Quando começamos a quebrar os silos da organização e co-criar as soluções usando a inteligência coletiva da organização, seguindo o propósito em comum que havíamos definido juntos, começamos a ganhar eficiência, atingimos resultados fantásticos e começamos a agregar mais valor. As pessoas se engajaram e ficaram mais satisfeitas. Todas ganharam!


A briga pela razão perdeu espaço.

Você reconhece essa “gostosa” briga pela razão em você ou nos outros? Compartilhe comigo a sua opinião!

Um abraço

Leon Kaiser

Nos da @Flowin3 ajudamos lideres a engajarem a equipe e comemorarem excelentes resultados juntos

 
 
 

Comentários


bottom of page