Seus planos valem…
- Felipe Luiz Oliveira

- 19 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
NADA enquanto não executá-los. Como uma excelente idéia, ele é só uma idéia e não vale nada até realizá-lo. Simplesmente isso.
Na virada do ano, pensamos sobre o que queremos fazer de diferente no ano novo: beber menos, mais academia, parar de fumar, mais tempo com a família, alimentar-se melhor, etc. E nada acontecerá!
São hábitos da gente. São rotinas. Rotinas simplificam a nossa vida. Estamos no piloto automático, é pratico, sem pensar… não vamos conseguir abandonar um hábito sem disciplina, sem um plano concreto, sem nos monitorar constantemente e, especialmente, não vamos mudar nada sem ações concretas.
È duro! Temos que querer mesmo. Vamos sofrer. E só funcionará quando o sofrimento de não mudar o hábito doer mais que o esforço para mudar.
Isso vale para a vida pessoal como na vida profissional.
A boa noticia é que muitas vezes existem pequenas ações que podem contribuir bastante para mudar hábitos mais complexos.
Quer ficar mais conectado com seus colaboradores? Deixe o celular longe em uma reunião, nem coloque-o na mesa. Única coisa que te custará será o domínio da sua ansiedade , mas o impacto é positivo (adorei o vídeo do @simonsinek sobre o tema)
Comece a agradecer seus colaboradores ou melhor, os elogie por ter preparado uma apresentação ou trazido uma idéia diferente, uma análise bem feita, etc. A pessoa se sentirá reconhecida e te custará nada. Mas,como sempre, tem que ser genuíno.
Quer engajar mais as pessoas que trabalham com você? Pergunte a opinião deles numa reunião, seja como líder , a última pessoa que fala. Domine seu EGO e sua vontade de mostrar que você é brilhante.
Comece almoçar (no mundo presencial) com seus colaboradores e colegas. Você terá que almoçar de qualquer maneira…, preste atenção para que você não defina os temas no almoço. Relaxe, deixe fluir, tem que ser agradável para todo mundo. Pode ser um momento especial para as pessoas, dependendo da sua posição e da cultura da sua empresa.
Etc, etc, coisas pequenas que ajudam a mudar a situação, só custa prestar atenção nelas.
Como sempre, tudo tem a ver com auto-observação e com consciência no momento presente. Um curso em mindfulness pode ajudar a se conectar consigo mesmo. Posso recomendar a @AnaMarchi que faz um trabalho excelente.
Os pilares da performance são: colaboração, engajamento e confiança, além do Steering do negócio. Observe como você está tratando essas dimensões se quiser performance. Você é exemplo ou obstáculo? Motor ou trava? Inspiração ou peso morto?
A base de tudo é conexão…com si mesmo e com os outros. Comece a se observar. Defina medidas pequenas para trabalhar essas dimensões e observe como você “performa”.
Sem medidas concretas definidas e executadas nada mudará. Se o seu plano vale…tudo ou NADA, depende de você.
Desejo a você um excelente 2024 com muita saúde, consciência e realizações (dos seus planos concretos).
Um grande abraço
Leon Kaiser





Comentários