Você agrega valor como líder?
- oistudiosim
- 26 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Vou provocar você: Você agrega valor ou só enche o s..o da sua organização?
Nunca atrapalha a organização com demandas suas que não resolvem nada, mas só custam tempo das pessoas que trabalham com você?
Nunca faz reuniões com muita gente, consumindo muito tempo delas e com pouco resultado?
Nunca tem ideias mirabolantes que você força até se tornarem parte da estratégia, consumindo tempo da organização e ninguém tem coragem de dizer que não é tão bom quanto você acha?
Nunca faz Business Reviews com sua equipe, enchendo-os de perguntas que não contribuem para melhorar o negócio?
Parabéns! Então você é muito melhor do que eu como líder. Eu fiz tudo isso e demorei anos para perceber como a organização sofreu com isso.
Como líder, muitas vezes estamos convencidos de que estamos melhores do que as pessoas que estão sob nossa liderança (ou pelo menos tentamos nos comportar assim, se estivermos inseguros), e estamos acostumados a que a organização faça o que queremos (e muitas vezes elas nem têm coragem de questionar). E isso é poderoso e perigoso.
Como líder, você tem uma posição exposta, você se torna importante para quem trabalha com você. Você está na mira. Muitas pessoas querem agradar, querem sua atenção, e estão dispostas a fazer o que você quiser. É preciso se monitorar a cada comentário que você faz... Não esqueça, você é poderoso. Auto-observação constante. Tente se observar em todos os momentos onde se comunica e especialmente demanda alguma coisa: Isso agrega valor? Eu agrego valor neste momento?
🤪Se você quiser uma análise da evolução da margem de uma linha de produto em comparação com outra linha de produto nos últimos dez anos para o mercado em Honduras, com certeza alguém na sua organização fará.
🤪Se você quiser criar 78 "BACK-UP-Slides" para estar preparado para qualquer pergunta que possa surgir numa reunião interna, com certeza alguém fará.
Então, cuidado com seus comentários, desejos e demandas...
Se pergunte se você agrega valor!
Eu aprendi a:
* Perguntar muito às pessoas sobre a opinião delas.
* Perguntar às pessoas quanto tempo elas precisam investir para fazer uma análise que eu queira.
* Perguntar depois das reuniões "importantes" quanto tempo a pessoa investiu na preparação.
* Quando alguém me explica o que faz, avaliar se realmente está contribuindo para melhorar o negócio.
* Perguntar se vale a pena fazer isso ou aquilo (a base é que as pessoas sintam que podem dizer "não").
* Me monitorar nas reuniões para não fazer perguntas apenas para mostrar minha "superioridade".
* Questionar se realmente deveríamos fazer aquela reunião e, se sim, com quais participantes.
* Questionar o meu valor agregado em cada reunião e com cada demanda minha.
Você consegue se monitorar para agregar mais valor?
Um grande abraço,
Leon Kaiser
Nós, da @Flowin3, ajudamos líderes e acompanhar-los em sua jornada de transformação a ser lideres melhores.





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