top of page

Você está na mira, sempre!, é sobre que o líder está constantemente observado pelos colaboradores.

  • Foto do escritor: Flowin3
    Flowin3
  • 13 de abr. de 2023
  • 3 min de leitura

Você como líder está na mira da organização. Especialmente na mira dos colaboradores que trabalham direto com ele. E…quanto mais no topo da organização mais na mira das pessoas está.



ree


Pode ter certeza que TUDO é observado. Seu humor do dia, como você cumprimenta as pessoas, a atenção que você da para as pessoas, quanto tempo olha no celular ao invés de prestar atenção na apresentação que alguém faz, os seus comentários críticos ou positivos, se você corta as pessoas, se você integra pessoas numa reunião, se você é o único ou o último que fala etc, etc.

É um pouco assustador, né?


Mas tem mais: Você é observado com sua transparência, autenticidade, vulnerabilidade, humildade ou arrogância, na forma como você toma as decisões (sozinho ou envolvendo mais pessoas), se você está sendo verdadeiro ou manipulativo, a consistência do que você fala, se você é justo, se você é ético, seus valores etc, etc.


Seu comportamento e seu jeito/caráter formam a imagem que as pessoas têm de você e a confiança que elas colocam em você . Essa confiança é a base da conexão e colaboração com as pessoas . E, obviamente , tudo isso determina como você é como líder e seu sucesso nesse papel.


  • Um líder tem que gostar de pessoas genuinamente

  • Um líder é o principal responsável pelo clima na „sua“ organização

  • Um líder é responsável pela decisão de quem trabalha na organização com ele

  • Um líder é responsável pela performance da sua organização (pelo menos ao médio/longo prazo)


Os últimos dois pontos podem ser “tricky” por vários motivos: Se o líder aceita uma perfomance constantemente ruim de alguém na sua organização e não resolve a situação , acaba desmotivando o resto da turma. Se existir favoritismo ao invés de performance todo mundo percebe, especialmente se tivesse um líder „underperformer“ na sua organização. Estraga tudo.Empurrar temas que tem que ser resolvidos voltam contra o líder.

Se sabe de um comportamento “não compliant” e não faz nada, o resto do time endende isso como aprovação.


Faça a pergunta cruel: Conhecendo o colaborador fulano e sabendo como ele trabalha eu contrataria ele novamente para essa ou para minha função? Se a resposta for „ Não“…então tem que fazer alguma coisa. Também por causa do time.


Ficando na mira é uma situação que nunca gostei, mas tive que aceitar porque faz parte do papel. Faz parte porque a sua função tem impacto nas pessoas e você executa a função. As pessoas observam, interpretam e se espelham. O que você vive de ética e valores servem como referência. Quando comecei me auto-observar, meus comportamentos, comentários, inconsistências, oscilação de humor, ironia ao invés de empatia, ficando o tempo todo durante as reuniões com o celular na mão e, especialmente quando comecei a ouvir e a aceitar os feedbacks que (graças a Deus) recebi, consegui aos poucos melhorar…, caminho duro e meu EGO me atrapalhou bastante.


Querendo ou não (!!!) um momento com o líder (especialmente no topo da hierarquia) é um momento especial para um colaborador. E, já por isso, o líder deve ter um pouco de auto observação para deixar a situação mais leve para todo mundo. Humildade ao invés de arrogância, conexão ao invés de EGO.


Você conhece essa sensação como líder de ficar na mira? Como voce se sente com isso?


Um grande abraço


Leon Kaiser


Nós, da @Flowin3, ajudamos líderes a engajarem a equipe a comemorarem excelentes resultados juntos! E podemos ajudar organizações no caminho de definir seu propósito…

 
 
 

Comentários


bottom of page