top of page

Você Inspira?

  • Foto do escritor: Felipe Luiz Oliveira
    Felipe Luiz Oliveira
  • 15 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Entre as TOP-características dos grandes lideres temos „visionário“, „estrategista“ ,„carismático“ , “genial“ e, com certeza,”inspirador“.

Você inspira as pessoas que estão perto de você? Será que existe uma “técnica de inspiração“? No fundo, tem a ver com a forma como alguém se comunica, né?

Pensando nas pessoas que me inspiraram… sempre aconteceu uma conexão com elas, elas tocaram um ponto em mim compartilhando paixão. Despertaram em mim uma faísca de entusiasmo, energia positiva, vontade de fazer acontecer e fazer parte.

E sempre foi verdadeiro. Muitas vezes foi sobre O QUE falar e COMO falar.

Vi muitas pessoas que tentaram me inspirar, tipo “vender“ uma idéia para mim; um trabalho que eu deveria fazer ou algo que deveria aceitar (no contexto do trabalho) ou vender algo para mim mesmo (fora do trabalho). MAS, não funcionou. Foi fake, uma manipulação, uma intenção de me fazer entrar no barco deles. Retórica, discurso polido…, mas não gruda, é fake.

Impressionante como a gente sente isso e impressionante que como consequência perde-se credibilidade quando percebemos a intenção verdadeira.

Nos momentos que eu recebi o feedback que tinha inspirado alguém foram momentos onde eu soltei meu genuíno entusiasmo, não tinha passado pela minha cabeça „vou inspirar alguém“. Só falei, saiu de mim, quase transbordei. Sem técnica, sem a idéia de levar a pessoa de A para B. Mas, aparentemente, gerou uma conexão verdadeira. As pessoas sentiram que era verdadeiro. E tocou algo neles. Tem que ser relevante para a outra pessoa, senão, não vai se conectar nem quando fala com todo entusiasmo do mundo.

Não tô dizendo aqui que sou mestre de inspiração, tá? Pelo contrário, já recebi o feedback que meus monólogos apresentado com uma voz monótona entediei e desmotivei pessoas… Também saiu natural…simplesmente foi a energia baixa nesse momento, sem auto-observação, sem me monitorar.

Então, é bom observar como se comunica, e, especialmente, como está o nível da sua energia, tom de voz, tempo, velocidade, entonação. MAS… cuidado para não fazer um teatro, para não entrar na manipulação. Seja verdadeiro e autêntico sempre!

Inspiração está conectada a paixão e paixão junto com contribuição (através do trabalho) e pertencimento são um dos fatores de motivação intrínsecos na gente.

Em geral é difícil motivar alguém, quase impossível. Mas, tem MUITAS opções em DESmotivar alguém, a maioria acontece sem intenção, sem pensar e sem perceber (do lado de quem desmotiva). E as vezes até na tentativa de inspirar alguém…

Voce inspira?

Um grande abraço

Leon Kaiser

Nós, da @Flowin3, ajudamos líderes e acompanhar-los em sua jornada de transformação a ser lideres melhores.



ree

 
 
 

Comentários


bottom of page